LOCALIZAÇÃO

Ibiraiaras localiza-se na região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Segundo a divisão do IBGE, encontra-se na “10ª Microregião – Passo Fundo” e na Mesoregião “Noroeste do Estado”, e na Região fisiográfica dos Campos de Cima da Serra.Coordenadas Geográficas:
A sede do Município de Ibiraiaras localiza-se na latitude 28º 22´ 12” e na longitude 51º 38´ 09”.
Limites:
Ao norte, Lagoa Vermelha e Caseiros; ao sul, David Canabarro e São Jorge; a leste, Lagoa Vermelha; ao oeste, Muliterno.

DADOS MUNICIPAIS

Área do Município:
Área de 301 Km2 correspondente a 0,109% do território do Estado.

Número de Habitantes:
7.171 habitantes, segundo o último censo do IBGE.

Distâncias:
De Porto Alegre – 240Km; de Passo Fundo – 90Km; de Lagoa Vermelha via RST 126 – 31Km; de Caseiros – 13Km; de Muliterno – 19Km.

Relevo:
O Município de Ibiraiaras caracteriza-se por apresentar um relevo ondulado e acidentado com uma altitude média de 794 metros, sendo a máxima de 918 metros na Localidade de São Pio X e 780 metros na cidade. Faz parte do Planalto Meridional do Brasil, localizando-se nos seus limites ao Sul, na chamada Serra Geral.

Clima:
O Clima predominante é o subtropical com temperatura média nos meses mais quentes de 20,6ºC e a temperatura média anual de 15,9ºC, baixando à escala negativa no inverno. A precipitação média é de 162,8mm e o acumulado no ano é de 1953mm. Em geral as chuvas são bem distribuídas durante o ano todo, com exceção dos meses de novembro e dezembro.

Vegetação:
As espécies naturais que caracterizam a vegetação do Município são a “Araucária Brasiliensis” ou Mata dos Pinhais do Sul do Brasil e em pequena quantidade, árvores de madeira-de-lei e frutíferas da floresta subtropical.
Na época em que chegavam os primeiros colonizadores, a área do Município era coberta em quase 100% de seu território por matas nativas e mais algumas pequenas áreas de gramíneas e arbustos. O desmatamento, que resultou da industrialização do pinheiro de Araucária nos anos 30 a 70, destruiu um dos mais importantes recursos naturais.
Hoje restam em torno de 18% da cobertura vegetal, distribuída entre reflorestamento, matas nativas e capoeiras. A área de reflorestamento representa 4% da área total do Município, as matas nativas com mais de 20 anos representam em torno de 5% e as capoeiras aproximadamente 9%.

Rios:
O principal curso d´água do Município é o Rio Carreiro que atravessa no sentido nordeste-sudoeste, tendo suas nascentes na divisa com o Município de Lagoa Vermelha, na Fazenda Jaboticabal, e deságua no Rio das Antas. Tem como afluentes o Arroio dos Vimes, Rio dos Índios, Arroio Três Barras, Arroio Guabiroba e o Arroio Mormaço. Este atravessa a cidade, constituindo-se na principal fonte de poluição para o rio principal.
O Rio da Prata nasce na Localidade de Nossa Senhora da Salete e corre na direção sul, desaguando no Rio das Antas.
O território de Ibiraiaras apresenta um “divisor de águas”, isto é, uma área mais elevada do terreno, onde os rios tem suas nascentes e tomam direções diferentes conforme o declive do relevo.Tradições:
Além das tradições italianas, são muito concorridas as festas religiosas, na paróquia, e as tradições gaúchas: os rodeios, a música tradicionalista gaúcha, o churrasco e o chimarrão.
SÍMBOLOS

Bandeira e Brasão:
A bandeira apresenta como cores oficiais o verde e amarelo e o brasão do município ao centro.
A cor verde representa o crescimento social e econômico, o amarelo, as riquezas agropastoris e fecundidade do nosso solo.
No Brasão estão inseridos símbolos das atividades econômicas do município desde sua emancipação. Espigas de trigo, milho, pé de batata inglesa, uma engrenagem representando a indústria extrativa vegetal – serrarias.
Sob o emblema uma fita com a data de 1938 quando o atual município passou a categoria de vila e 1965, data de emancipação.

BAIRROS
Bairro São José, Bairro Santo Isidoro, Bairro dos Motoristas e Bairro Bela Vista.

COMUNIDADES
– Divino
– Jaboticabal
– Nossa Senhora Aparecida
– Nossa Senhora do Caravággio
– Nossa Senhora Consoladora
– Nossa Senhora de Fátima
– Nossa Senhora de Lourdes (Linha Café)
– Nossa Senhora do Rosário
– Nossa Senhora da Salete
– Santo Antão
– Santa Catarina (comunidade indígena)
– Santa Clara
– Santa Lúcia
– Santa Rita
– Santa Terezinha
– São Pio X
– Santo Expedito
– São Roque
– São Cristóvão (Palmeira)
– São Francisco
– São Rafael
– Sagrado Coração de Maria
– São PedroDISTRITOS
– São Sebastião
– Nossa Senhora da Saúde
– São Luiz